Leituras de 2013 – Atualizado

leituras-copy5 (1)

 

Neste post vou listar minhas leituras do ano. Ele ficará em atualização constante.

 

Lembrando que não farei resenha, só um pequeno resumo com minhas impressões. Todos são recomendados,  se eu ler algo que não gostar não vou colocar aqui (ou talvez eu coloque, vamos ver).

Janeiro

1º A Física do Futuro: Como a Ciência Moldará o Mundo nos Próximos Cem Anos – Michio Kaku (2011), Editorial Bizâncio. 464 pág.

Se vocês gostam de ficção científica leiam esse livro para descobrir que a ficção é menos incrível do realmente está acontecendo nos laboratórios ao redor do mundo. Sensacional e de fácil leitura.

2º O Silmarillion – J.R.R. Tolkien (1999), Martins Fontes. 480 pág.

Para os fãs do mundo fantástico de Tolkin, que ficou famoso com O Senhor dos Anéis, leia este e descubra como tudo começou milhares de anos antes, no alvorecer da Terra-média. Leitura difícil.

3º Assassinatos na Rua Morgue e outras histórias – Edgar Allan Poe(2012), L&PM POCKET. 158 pág.

Pequena antologia de contos curtos. Alguns sensacionais e de um humor sutil e negro de dar inveja, vide “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo”. Nesse livro você também encontra uma mini biografia de Poe e o conto que inaugurou a literatura de suspense policial, que dá título ao livro. Recomendado.

Fevereiro

4º The Walking Dead nº1 – nº50 – Kirkman, Moore, Adlard (2003-2013), Image Comics. (25 pág. por edição)

A premiada hq que já virou serie de tv de sucesso, é uma obra-prima que foca muito mais nos conflitos humanos, do que no pano de fundo do ataque zumbi. Ótimos roteiros, com incessantes reviravoltas e arte expressiva em preto e branco. Leitura para adultos.

5º Clint Eastwood: Nada Censurado – Marc Eliot(2012), Nova Fronteira. 371 pág.

Biografia sincera que expõe o lado bom, o mau e feio de Mr. Eastwood. Mas a historia dele como produtor/diretor/ator é incrível e tem que ser respeitada. Baita livro. Para quem gosta de cinema é essencial pois esmiuça bem o processo de feitura de todos os seus filmes. Devorado em 5 dias.

6º O Cinema e a Produção – Chris Rodrigues, Lamparina. 259 pág.

Se você como eu trabalha na area audiovisual, ou pretende, esse livro é um belo apanhado de tudo que é necessário saber. O autor aborda todos os passos de uma produção, porém como fala de tudo, acaba sendo só um pouco de cada coisa. Parece que faltou algo. A edição poderia ser um pouco mais caprichada também. Mas os formulários técnicos e os fluxogramas compensam. Belo livro, mas abordagem superficial.

Março

7º Eu Christiane F., 13 Anos Drogada Prostituida – Horst Rieck & Kai Hermann, Abril Cultural. 254 pág.

Mês corrido, sem muitas leituras. Nesse relato bem cru da realidade do mundo do vício em drogas pesadas (heroína) somos expostos a uma história real, chocante e degradante. Talvez não cause hoje o mesmo impacto do que na época, mas a narrativa sempre em primeira pessoa tem a incrível capacidade de nos transportar para Berlin no fim dos anos 1970. Leitura pesada(sem trocadilhos).

Abril

8º Contra Todos os Inimigos – Richard A. Clarke, Francis. 325 pág.

Escrito por quem trabalhou para 4 presidentes em ações contra-terroristas e viu e gerenciou a tragédia de 11/09. Podemos descobrir os bastidores do poder e como interesses (ou desinteresse) dos governantes podem acabar com milhares de vidas. Muito interessante descobrir muita coisa dos últimos presidentes e como suas ações repercutem em toso o mundo, na busca de livrar o planeta em uma guerra ao terror. Leitura que flui.

9º Ficção de Polpa: Crime! – Org. Samir Machado de Machado, Não Editora. 159 pág.

Coletânea de contos inspirado nas clássicas pulp fiction americanas. Independente do papel em que são impressos, estes contos são ótimos de ler. Destaque para o de Octavio Aragão (com uma aventura do famoso detetive de Baker Street) e Carlos Orsi com um conto de crimes que se passa num reality show, bem humorado e bem bolado. Destaque também para a tradicional faixa bonus com um conto de Ernest Bramah e as ilustrações de propagandas de produtos antigos. Leitura para uma ida de ônibus ao centro.

Maio

10º Punição para a Inocência – Agatha Christie, L&PM. 270 pág.

Minha primeira incursão pelos mistérios psicológicos de Mss. Christie. Curti, principalmente o desenvolvimento e as descobertas sobre os personagens que foram trazendo fatos novos e aumentando a expectativa pelo desfecho. Houve surpresa, nem tanto no criminoso, mas em todo o modo como o crime ocorreu, mas algumas pisadas na bola no final decepcionaram. Boa leitura, sem compromissos de grande literatura.

Junho – Dezembro

Período complicado, com tempo mais escasso do que o normal. Mas vai uma lista só dos títulos lidos.

11 – Mistério no Caribe – Agatha Christie, L&PM, 216 pág.

12 – A Maldição do Espelho – Agatha Christie, L&PM, 288 pág.

13 – Memórias de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle, L&PM, 303 pág.

14 – As melhores Histórias de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle, L&PM, 139 pág.

15 – A Ciclista Solitária e Outras Histórias – Arthur Conan Doyle, L&PM, 224 pág.

16 – A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto – João Renha, Leya, 379 pág.

17  – Empreendedorismo – Paulo Sertek, IBPEX Dialógica, 237 pág.

18 – O Guia Não Oficial de Mad Man: Os Reis da Madison Avenue – Jesse McLean, Best Seller, 288 pág.

E era isso. Do meio pro fim do ano ficou mais complicado atualizar com resenha, mas aí está a lista completa. Não são tantos títulos e gêneros quanto eu gostaria. Mas como eu tinha a meta de um livro lido por mês, então a meta foi batida. Espero ano que vem, a meta é pelo menos 2 livros por mês. Será que rola? Vou tentar.

Abraços e obrigado se você leu até aqui. Deixe um curtir ou comentários para dar sua opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s